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Foto do escritorAyres Monteiro Advogados

KitKat gera disputa e UE rejeita marca registrada do formato do chocolate

O formato de um dos mais populares chocolates do mundo é tema de disputa entre duas gigantes. No Reino Unido, a suíça Nestlé defende na Justiça que as quatro barrinhas estreitas de biscoito waffle cobertas com chocolate conhecidas como KitKat compõem uma marca registrada da empresa. Por isso, não poderiam ser copiadas por concorrentes. O Tribunal de Justiça da União Europeia, no entanto, decidiu que o desenho do chocolate não é uma exclusividade da Nestlé.

A briga na Justiça acontece entre a Nestlé e a britânica Cadbury, uma das grandes fabricantes de doces na Europa e parte do grupo Mondelez, dono das marcas Lacta e Trakinas no Brasil. A fabricante do KitKat diz que, mesmo sem a embalagem vermelha ou o nome na parte superior do chocolate, o formato da barra é suficiente para distinguir a marca das demais. Por isso, pedia a marca registrada. Seria mais ou menos como o formato da garrafa de Coca-Cola que ganhou a primeira patente como marca comercial em 1960 nos Estados Unidos.

Os argumentos da empresa suíça que vende mais de 1 bilhão de KitKats por ano, porém, não foram suficientes para convencer a Justiça europeia. A decisão do Tribunal da UE divulgada na quarta-feira, 16, diz que o formato do chocolate é “imposto pela própria natureza do produto” e é “necessária à obtenção” do resultado final vendido ao consumidor. Portanto, o desenho é influenciado pela produção e não necessariamente pode ser considerado uma marca comercial.

Com a decisão anunciada em Luxemburgo, o processo volta à Justiça do Reino Unido, que dará a sentença final. É provável que a decisão europeia abra caminho para que os britânicos mantenham o mesmo entendimento. Se isso for mantido, a Cadbury e outras fabricantes poderão lançar os seus próprios chocolates à moda do KitKat em breve.

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